sexta-feira, 30 de maio de 2014

Amizades Hereditárias

Coisa boa na vida é que além de fazer amigos a gente também herda alguns, e deixa alguns de herança. Tenho um monte de amigos que surgiram através das amizades dos meus pais. São aqueles que conhecem a gente desde a barriga, que fizeram todas as viagens, os churrascos, os programas que a turma de amigos deles faziam e nos carregavam junto. Esses amigos são especiais, Dependendo da proximidade dos pais, nós, as crianças, ficávamos ainda mais próximos, quase irmãos. Alguns acabam se afastando, é inevitável, mas o carinho e a bagagem de tantas aventuras está lá. Os banhos na chácara, os quartos divididos, as guerras de travesseiros, está tudo lá na memória.
Quando minha mãe faleceu, herdei ainda algumas amigas dela, que continuam expressando sua enorme amizade em mim. É como se fosse um upgrade. Por mais que eu convivesse muito com elas antes, estava ali na posição de outra geração, quase de penetra nas conversas e nas risadas. Hoje,  herdei o carinho.
Mas o mais legal é que agora vejo tudo isso por outro angulo, são os meus filhos que estão herdando uma quantidade enorme de amigos, filhos dos meus amigos. As crianças da turma já são um bando de irmãos que se adoram, brincam e tem o maior carinho um pelo outro, independente da idade. Eles já criaram o vínculo, já são uma turma independente de nós, adultos. Já tem suas aventuras, viagens, seus quartos divididos, está tudo lá na memória deles também.
E fico particularmente feliz de ver isso acontecer com outras turmas, amigos queridos que nem moram aqui. Como é bom esse encontro. Como é bom dar aquele abraço de saudade na sua amiga e ouvir ao fundo as risadas das nossas crianças totalmente á vontade umas com as outras, tramando os encontros, exigindo um maior contato, programando uma viagem pra poder descontar as saudades delas. São encontros mágicos. Não importa quantas vezes se vejam num ano, eles tem cumplicidade, tem papo, tem intimidade. 
Acho que não poderia ser diferente quando as amizades são verdadeiras. O carinho é enorme e contagia todo mundo. Nessas relações, fica todo mundo muito próximo, gostamos dos filhos dos amigos como filhos nossos, gostamos dos amigos dos nossos pais como tios verdadeiros, criamos esses novos laços, criamos essa nova família. Família escolhida, herança boa. Criançada reunida. Coisa melhor não tem!

Um comentário:

  1. Que texto lindo! Que maneira gostosa de explicar a família escolhida e a herdada. Era filha única em Curitiba de uma família de estrangeiros de passagem. Minha família é escolhida e herdada. A melhor. Estou fora a mais de 30 anos, mas meu coração continua aí com essa família.

    ResponderExcluir