segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Editar-se

Esses tempos reli todos os meus textos. Gostei de alguns, chorei com outros, rasquei uns tantos. Tarefa inglória essa de se confrontar, cheia de pudores, críticas e vergonhas. Mas é um processo interessante. Poder editar uma frase mal colocada, apagar um erro gramatical, outro de digitação. Repensar um paragrafo inteiro. Destacar um momento. Mudar o final. Riscar tudo.
E nesse processo, como são textos muito pessoais, acabei por entrar num processo de querer editar a mim mesma.
Como gostaria de poder fazer essa edição da mesma forma que fiz com minhas ideias. Numa canetada só, sem piedade, e lá iria aquele defeito que embora reconheça, não consigo controlar sua aparição. Poderia refazer julgamentos errados, corrigir injustiças, mudar o curso de algumas decisões tomadas. Reescrever alguns dias, ressaltar qualidades, grifar as coisas boas. Riscaria a preguiça, a teimosia, adicionaria paciência. Adicionaria capítulos pros meus filhos. Editaria o trabalho, deixando mais lapidado, preciso. Colocaria mais ilustrações, mais sorrisos, mais viagens. Seria um revisor sem compaixão.
Claro que em muitos momentos da vida podemos voltar atrás, corrigir erros, pedir desculpas, refazer um projeto, tentar de novo. Sempre podemos mudar o destino. 
Mas apesar disso, a vida não tem rascunho. Vale o feito, seja ele qual for e quantas vezes você o mudou. Fica tudo lá, registrado, Sem borracha. Não dá pra apagar os borrões, tirar os erros, colocar os acertos em bold. As diversas tentativas estarão todas lá. Não tem uma versão editada, toda bonita, sem riscos, sem buracos. Aquela briga horrivel, terá seu espaço gravado, apesar das desculpas pedidas. 
Mesmo sabendo disso, e justamente por isso, me esforço para que minha história seja o menos rabiscada possível. Os capítulos ainda estão confusos, algumas coisas não tem muito nexo, Tem histórias bem bacanas, algumas bem engraçadas. Tem drama também. Alguns momentos emocionantes. E provavelmente páginas que ninguém vai ter saco pra ler. Minha biografia será tão imperfeita quanto eu.

Um comentário: