terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Rio de Janeiro continua lindo!

Passar três dias no Rio de Janeiro é um bálsamo pra qualquer pessoa. Passar três dias no inverno é um bálsamo pra qualquer Curitibano!
Temperatura em torno dos 21,25 graus, o Rio no inverno é a melhor praia do mundo. Primeiro, como pros cariocas essa temperatura é glacial, digna de tirar botas e casacos de couro do armário, eles não vão muito à praia nessa época. Fica uma praia tranquila, sem muvuca. Tem lugar pra cadeira, da até pra estender a canga pra deitar de costas. 
Segundo, para nós, praticamente moradores do Pólo Sul, 25 graus é perfeito, sol sem aquele efeito tostador que nos deixa com o lindo tom de rosa na pele. É o melhor dos mundos, sol sem torrão! Quase nem precisa passar protetor solar, tirando o rosto, é claro.
Gosto de ir pro Rio, tento respirar ao máximo esse ar leve e descontraído até encher as reservas pulmonares. Gosto de comprar as roupas soltas e coloridas, as sandálias baixas. Uma moda que reflete esse clima solar e alegre tão diferente dos nossos casacos pretos e nossos dias cinzas. Tomo sorvete, muito suco de fruta nas esquinas. Como saladas sem sofrer pra me esquentar. Ando pelas ruas do Leblon à pé, pra lá e pra cá sem carro.
O carioca é  um curitibano do avesso. Somos o reverso da medalha dos cariocas. Onde nos somos formais, eles são extremamente amigaveis. Onde somos sérios, os cariocas são alegres e brincalhões. Onde somos moderados, eles são expansivos. E por aí vai. Deveriamos incentivar casamentos entre essas duas espécies, dariam ótimos filhos, ótimos brasileiros. Já pensou? Gente certinha mas bem humorada, gente com a nossa tão falada seriedade mas com a boa pracise dos cariocas. Só não pode trocar as qualidades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário