terça-feira, 2 de setembro de 2014

Misofonia

Graças ao Fantástico da semana passada, descobri uma nova característica em mim, sou misofônica! Alguns são intolerantes à lactose, outros ao glúten. Eu não, meu estomago aguenta tudo, já os meus ouvidos..... Sempre tive um ouvido super afiado, tenho facilidade para línguas, tenho facilidade para entender música, só não tenho tolerância para barulho. 
Agora sei o nome do que me faz ser a chata do cinema que fica fazendo shhhhh pro pessoal que tá conversando lá na última fileira: misofonia. Agora sei porque o barulhinho imperceptível dos motores de todos os aparelhos eletrônicos, mesmo o do relógio digital me dão nos nervos: misofonia. Agora sei porque gente mexendo em papel de bala, batendo lápis na mesa, mordendo caneta, fazendo pequenos mas sonoros movimentos com mãos ou pés, me tiram do sério: misofonia. Agora sei porque a dublagem dos programas de televisão me perturbam de tal maneira: misofonia. Agora sei porque me irrito quando escuto o som que sai dos fones de ouvido dos outros:  misofonia.
Não sou intolerante, tenho uma intolerância. É bem diferente.
Quem não tem esse problema não tem noção do quão perturbador esses pequenos ruídos são para gente como eu. Parece que as pessoas estão fazendo esses barulhos dentro da cabeça da gente. Eles são altos e irritantes demais pra quem tem essa intolerância. Não dá pra esquecer, não dá pra abstrair, não dá pra pensar. Os sons preenchem o espaço de uma maneira nada agradável, é realmente um sofrimento. Não é exagero, é misofonia.
Pelo que vi no Fantástico, até que sou uma misofônica bem tolerante pois não deixo de fazer nada e e não me isolo no mundo por conta desse problema. Vou vivendo do jeito que dá, rodeada de barulho por todos os lados.
Quem tem intolerância alimentar pode se cuidar, corta os produtos, tem controle sobre seu problema. Quem tem misofonia está condenado a um sofrimento pior. Não podemos silenciar o outro. Não podemos tirar do mundo esses milhões de pequenos sons que nos perturbam, não podemos desligar ou abaixar o volume do planeta. Não temos controle sobre nossa deficiência, só podemos, de vez em quando, reclamar, pedir, implorar pela compreensão e educação alheia.
Quem é misófono sabe o quanto as pessoas são mau educadas e o quanto não pensam no conforto sonoro dos outros. É gente demais fazendo barulho demais. Gente falando alto no celular em qualquer lugar, gente que grita, gente que tamborila na mesa em reuniões, gente que batuca na mesa na aula, barulho, barulho, barulho!
E olhe que já não escuto mais como antes, décadas de shows e muito walkman já fizeram seus estragos. Nem por isso a misofonia atenuou. Posso não ouvir o que você está me falando, mas se você estiver batendo seu pé no pé da cadeira, vou ouvir cada toque como se fosse um tambor dentro de mim. Não podia ser ao contrário?
A misofonia se relaciona a forma do barulho. Ainda não sei como chamar a intolerância quanto ao conteúdo do barulho. Tenho também, há tempos, intolerância a discursos retrógrados, racistas, burros, preconceituosos, descriminatórios. Seja qual for o nome dessa modalidade, em época de campanha eleitoral, ela vai ás alturas!!!!!




Um comentário:

  1. Sou misofônica tambem e descobri na reportagem do fantástico .. Tem um grupo no Facebook que se chama "Misofônia em Portugues" vale a pena conhecer ...abraços

    ResponderExcluir