sexta-feira, 6 de junho de 2014

Távola redonda

Nada mais legal que juntar gente ao redor de uma mesa. Qualquer gente, qualquer mesa, sempre é um programa legal. Mas é mesa de comer, não de reunião.
Ultimamente tenho estado em várias mesas. E tenho participado de diversos grupos, o que torna tudo ainda mais legal. Família grande, amigos antigos, turma do escritório, pessoas novas, como é bom! 
E não é só o comer em si, toda a preparação, já é uma festa. O Whatsapp tornou a preparação de qualquer encontro num grande e divertido acontecimento. São milhares de mensagens combinando cardápio, presenças, roteiros, tudo vira motivo pra gente se fartar de rir.
Um desses grupos que participo, que se reunia eventualmente para almoços já virou grupo de viagem. O mais bagunceiro que se possa imaginar. Outros são comemorativos, podem ser reuniões de gente que não se vê há muito, aniversários. Tudo é um pretexto pra colocar quem se gosta ao redor da mesa.
As vezes, a comida é a grande atração da noite. Receitas de família, a que você aprendeu recentemente com um chef renomado, o prato preferido do amigo, o  nervoso de preparar pra tanta gente, o restaurante novo que tem que conhecer.  A estrela também pode ser a bebida, uma degustação, um achado no mercado, aquela safra maravilhosa, uma preciosidade para se dividir. Comida e bebida  que confortam, que desafiam, que surpreendem, que aquecem o coração. 
Mas a mesa é o lugar mais importante, é o ritual mais antigo e mais bacana de todos. Sentar em volta de uma mesa, de preferência sem hora pra acabar, pra dividir a comida e muitas vezes a vida é simples e imbatível. Você pode até ganhar alguns quilinhos, mas vai ganhar também as melhores lembranças e momentos. Vai rir de se acabar, vai ser pedida em casamento, vai anunciar uma viagem, um filho, vai lembrar daquela vizinha, vai contar sobre a doença, vai discutir com alguém, vai planejar a próxima viagem, vai saber o que aconteceu na novela, vai descobrir as notas dos filhos, vai ver se a grana dura até o fim do mês, vai saber das novidades, vai apresentar alguém, vai chorar de emoção, vai passar as fotos, vai trocar endereços, receitas, dicas, simpatias, livros, vai falar do vestido da fulana, vai saber do melhor filme da semana, vai se encantar, vai se lambuzar. E falar e falar e falar...
A mesa é isso, um grande mercado onde você vai compartilhar e receber. Compre os ingredientes ou faça uma reserva, chame a tropa, abra o vinho e gele a cerveja, o melhor da vida vai ser servido. Cheers!



Nenhum comentário:

Postar um comentário