quinta-feira, 3 de julho de 2014

Eu uso óculos

Pois é, uso óculos desde os meus dois anos de idade. Isto quer dizer, uso óculos há muuuuito tempo, minha vida inteira, praticamente. E odeio. Sempre odiei.
Meu quadro é crítico, eu tenho praticamente todos os problemas que uma pessoa pode ter na vista. Hipermetropia, astigmatismo, estrabismo, olho preguiçoso, olhos com visão diferentes... e agora pra completar, entrei no maravilhoso mundo da presbiopia. Um feito e tanto!
Já usei todo tipo de óculos que você pode imaginar que já criaram. Redondos, quadrados, acetato, tartaruga, metal, finos, grossos, retrôs, transparentes, coloridos, pretos, gatinho, fininho, tudo! E comprar óculos sempre foi um suplício. Decidir com que cor ou formato você quer colocar no seu rosto por pelo menos um ano todo, é um horror. E tem mais, quando vou experimentar os óculos na loja, não enxergo nada, é o ó!
E as lentes.  Como sou esse turbilhão de problemas e pra colaborar, meu grau nunca baixou de 5 positivos, eu sempre usei aquelas lentes grossas, mesmo com o advento das hiperlights e afins. Pode ser antireflexo, antiriscos, transitions, nada disso me deixa feliz. Agora entrei  no mundo multifocal. Enfim, você poderia contar a história da evolução das lentes pelos meus óculos.
Um dos meus antigos óculos, numa foto feito pelo meu querido oftalmologista Mauricio Brik
De uns 20 anos pra cá, comecei a usar lentes de contato e aí também já fiz a romaria das lentes. Duras, gelatinosas, fluorcarbonadas,  até chegar nas queridas descartáveis.
Usar lentes foi uma mudança enorme na minha vida. O óculos é uma coisa que nos marca muito, é um peso e uma marca na sua cara. Alguns gostam, acham que é um acessório, que embeleza, que imprime um estilo. Nunca foi o meu caso. Usar óculos sempre foi uma coisa que me incomodou e as lente de contato foram como se eu saísse de uma prisão. Usar lentes, pra quem usou óculos durante uma eternidade, é como tirar uma moldura na minha cara, literalmente.
Infelizmente, sou super alérgica e as vezes tenho que dar uns tempos das minhas lentes, e com essa nova presbiopia maledeta, tenho que usar óculos para ler mesmo quando estou de lente. É o fim! Essa foi a pior notícia da vida. Quando finalmente estava livre e feliz, vem essa história? Vocês não imaginam como eu perturbo o meu oftalmologista. "Não dá pra mudar um pouquinho, aumentar o grau aqui, tirar dali?" Faço tudo pra não usar óculos. E se você me ver franzindo a testa pra ler, já sabe o que está acontecendo.
Mas sem dúvida usar óculos é uma coisa que nos tranforma. Só quem usa sabe. E para quem sempre usou é ainda uma coisa mais profunda. Posso dizer que usar óculos é quase como uma parte da minha personalidade. Vejo o mundo por trás de lentes e acho que isso me fez sempre ser muito observadora. Gosto de ver o mundo por trás das coisas, gosto de olhar. Acho que a minha dificuldade para simplesmente ver, me fez gostar muito de enxergar e quero sempre enxergar as coisas com muita atenção. Ver e descrever. E aqui estou eu, vendo e descrevendo com meus 6,5 graus atuais, no meu óculos multifocal preto, enquanto não acerto o grau da minha lente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário