segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Turismo afetivo


Acabo de voltar de Nova York. Sem querer parecer blasé ou metida, não foi a minha primeira nem segunda, nem décima vez na cidade, afinal minha irmã mora lá e volta e meia aproveito o sofá da sala dela. Dessa vez fui com a família toda - marido, pai e filhos; por causa mais do que nobre: o Bar Mitzvá do meu sobrinho Tobias. E isso fez toda a diferença. Não foi uma viagem turística, foi uma viagem afetiva. 
Os grandes momentos da viagem não foram a ida ao Moma, ao Museu de História Natural, às compras ou os restaurantes pontuados no Zagat, embora tenhamos feito tudo isso. Os pontos altos dessa viagem foram as mesas! Mesas cheias de amigos e familiares que juntamos em diversos dias. 
Começando pelo Bar Mitzva em si. O Tobias arrasou. Além do que todo menino tem que fazer nessa cerimônia, ler em hebraico a Torá, o Tobias fez um diálogo pra lá de profundo sobre o que tinha acabado de ler e nos presenteou com suas interpretações pra lá de originais. Adorei as sugestões super embasadas de novos Mandamentos. Esses mesmos que você está pensando, o menino não é fraco, quer aperfeiçoar o próprio criador. O 11o. seria: We shall all be open (algo como a gente deveria ser mais abertos, tolerantes) e deveria ser colocado para aprovação de um conselho máximo de rabinos mundiais, se isso existisse.
A festa foi linda, animada, criançada feliz, comida boa, adultos curtindo. Andrea, Sebastiaan, Tobias e a minha sobrinha Sophie são uma família gostosa de ver, de estar perto. São alegres, inteligentes, intensos, divertidos, carinhosos. Nossos encontros são sempre especiais e divertidos. 
Além da cerimonia e da festa, tivemos diversas reuniões das duas famílias. Meu cunhado é holandês e com a festa revi toda a família dele que conhecemos no casamento, há mais de quinze anos atrás. Jantamos juntos algumas vezes, conversamos e vimos como as crianças cresceram, as brasileiras, as americanas e as holandesas. Gente querida que a geografia impede de reunir mais vezes.
Outra mesa boa foi a comemoração do aniversário da Fernanda. Crescemos juntas, a Fernanda é nossa irmã de coração. Foi ótimo poder comemorar com ela uma data tão bacana. Como ela tá morando em São Paulo, esse encontro em Nova York foi especial.
Aproveitamos a viagem pra encontrar vários amigos, a Cintia e o Alan,  a Val e o David, a Laura e o Celso e suas familias. Amigos queridos que nos abriram suas casas. Sempre bom esses momentos. Mesas deliciosas, conversas gostosas e compridas, risadas boas, filhos brincando juntos. Gente que a gente curte!
Fechando tudo, comemoração dupla do meu aniversário e da Sophie. O restaurante Shalom Japan poderia ser a sede do mandamento do Tobias. Marido judeu, esposa japonesa, pratos gostosos que são a essência do que ele prega, mistura, coexistência e união.Não podia ter sido melhor.
Na sua próxima viagem, agende alguns momentos de turismo afetivo, a alma agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário