sábado, 7 de dezembro de 2013

Vôo solo

Viajar é sempre uma delicia!!
Viajar sozinha é uma delicia completamente diferente!!!!!
Viajar sozinha depois dos 40 é uma experiência ainda mais interessante!!!!!
Ninguém pra te incomodar, ninguém te conhece, ninguém esperando quando vc quer entrar naquela lojinha, liberdade total de escolha de programação, sonho de qualquer viajante!
Ficar completamente sozinha numa cidade incrível como Paris, nem que sejam só 24 horas é realmente um sonho. 
Explico: vou encontrar meu pai e minha irmá na cidade luz. Porém, por questões de vôos e horários, acabei ganhando esse plus na viagem: vou embora antes, mas ganhei 24 horas de passe livre. 
A experiência foi obviamente agradabilíssima mas me fez pensar em como a noção do que é uma viagem legal mudou pra mim, agora que há confessei que sou balzaquiana.
Explico: aos 18, na fase mochileira Europa por US$10, o adjetivo sozinha não fazia a menor diferença. Conhecer pessoas ao longo do trajeto era tão parte do programa quanto la Tour Eifel. Você pode ter ido sozinho  mas jamais fará qualquer coisa sem pelo menos uma nova aquisição amigável. E estou falando de tempos pré Facebook, quando a gente tinha que literalmente conhecer gente!!!!
Depois, as viagens de casal, românticas,  onde você nunca quer ficar sozinha!! Cadeados nas pontes e programas culturais, caminhadas de mãos dadas e ficar pedindo pra estranhos tirar suas fotos. Check list de todos os pontos turísticos. Vocês no Louvre, vocês no Arco, vocês numa mesa de restaurante com uma velinha na mesa e uma rosa na mão. Vocês em todo canto, haja estranhos, rs! Quem está pensando em amigos?
Na fase família você fica amigo de todo e qualquer casal que tem crianças como você. Oba, seu filho achou um amiguinhos e vc pode ousar olhar aquela vitrine linda enquanto ele se estapeia com o recém novo best friend. Vocês mudam toda a programaçao da viajem por causa de uma dica daquele casalzinho que tem uma filha da mesma idade que a sua e ficou conversando com você no café da manhã, afinal a filha deles amou! Vocês são pelo menos quatro em todo lugar!
Aí chega a maturidade e você pode finalmente fazer como os parisienses e sentar sozinha naquela mesinha de esquina e tomas um café com croissant enquanto lê um jornal deucement, sem olhar no relógio, ah Paris!!!!
Na verdade, você até olha no relógio por que daqui a pouco tem que tentar achar a única loja que vende a camisa do Paris Saint Germain que os homens da casa encomendaram e ficá la no outro arrondisement. Tem que aproveitar que está sozinha pra achar algo pra filha também e quem sabe dar sorte de achar  alguma roupitcha pra gente que não use número de sapato no manequim.
E tem que fazer aquele último ponto turístico que todo mundo já conhece mas tá faltando na sua lista.  Porque essa balzaquiana queria porque queria ir na Sacre Cuer que é ali, no outro lado do mapa. Acho que posso deixar a toda gigante pra ir com as crianças.... Se bem que ela tá piscando pra mim.
E tem que flanar, o verbo da cidade, e tem que fazer algo novo, diferente, uma aula de culinária, afinal você está sozinha e pode fazer qualquer coisa!!!
E tem que achar um restaurante bacana que tenha clima legal pra você sentar sozinha sem ficar triste. Sim porque aos 40 já não é tão fácil puxar papo com estranhos, muito menos levá-los pra jantar. 
To achando que essas 24 horas tão muito curtas!!!!




Um comentário: