domingo, 29 de dezembro de 2013

Adeus ano velho

E não é que ele vai acabar mesmo? O ano que começou ontem, tão rápido, acaba depois de amanhã.
Deixando a retrospectiva oficial para o Sergio Chapelin, o fim do ano pra mim mudou muito.
Antigamente, bem antigamente, no final da adolescência, eu conseguia ter tempo de realmente  fazer  uma reflexão sobre o que tinha me acontecido nos 12 meses anteriores. Eu tinha um caderno e ia escrevendo tudo de especial que havia me acontecido mês a mês. Beijos roubados, pessoas que tinha conhecido, noites divertidas, coisas especiais, viagens, sonhos realizados, enfim, momentos que tinham feito o ano ser válido. Adorava esse momento, era quase sagrado. Sentava em algm lugar especial, a varanda da praia ou o telhado de casa, bem à lá James Taylor, e escrevia, e lembrava, e ria sozinha, e tambem chorava com essas emoções e pessoas que vinham dançar na minha memória.  Cada coisa uma linha, Enchia páginas. Que delicia ver e reviver tudo de novo, e achar tantas coisas legais. Fiz isso dunte  anos.
Nos meus 20 e tantos, já com outra cabeça, a idéia era achar 10 coisas que tinham sido super no ano que estava acabando. Tinha que ter acontecio pelo menos dez coisas importantes num ano!!!! E como aconteceu, casei, me formei, trabalhei, virei gente grande. À meia noite pensava mais nos sonhos do futuro. Foi a década das viagens e planos pra grandes reveillons! Cada ano num lugar, viagens incríveis culminando com as velas do barco Antícia singrando os mares das Ilhas Virgens Britânicas, top!!!!! 
Ai veio o bug do milênio e a grande e sonhada (e planejada com muita cerveja e caipirinha) viagem para a ilha de Tonga, o primeiro lugar do mundo a receber o novo milênio foi cancelada em virtude da chegada do Ben. Meu primeiro ato no tão esperado ano 2000 foi dar de mamar, e foi lindo!!! E começou a década da praia com as crianças, maravilhosa, entre a Ilha e Mariscal. Às vezes com os amigos, às vezes com a família, às vezes com os dois!! Sempre Mágicos!!! 
Essa última década, na qual estou chegando ao meio, foi bem diferente e eclética. Fiquei em casa, fui pro frio, fui numa festa de clube, fui pra praia. fui pro México. A maior parte deles com minha famiíia, juntando primos que não tem a sorte de morar na mesma cidade mas que parecem terem sido criados juntos e curando a dor da perda da minha mãe... 
Hoje o tempo passa diferente, ele voa. Quase não dá tempo de sequer pensar e lembrar do que aconteceu. Sinto falta do meu caderno, do encantamento que as coisas tinham, do que me fazia incluir coisas tao banais na mnha lista de coisas a serem lembradas. Ainda faço a minha lista, de  cabeça, rapidinho, comendo as uvas, entre os desejos de saúde e feliciadade. Felizmente sempre tem pessoas e momentos nessa conta. Talvez eu esteja mais seletiva e ao invés das páginas tenha parágrafos. Menos conquistas minhas, mais conquistas dos meus. Algumas dores e perdas a mais mas muito a agradecer. Os amigos estão lá, a familia está lá, os sonhos estão lá. É tudo que eu preciso.
Então 2014, seu lindo, pode chegar!!!

3 comentários:

  1. Muito legal!!! Feliz 2014 pra você e toda sua querida família!!! bjo

    ResponderExcluir
  2. Querida Ilana, um iluminado 2014 pra vc e todos que habitam seu coração. Muito carinho, Val

    ResponderExcluir