terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alegria, alegria

Estava eu me arrastando pela ciclovia, nessa manhã gelada de agosto, muito a contragosto quando cruzei com o Jorge Ben Jor no meu ipod. Foi uma mudança total de ritmo e de humor, o simples fato de ouvir uma música que eu gosto mudou todo o meu astral e me deu energia pra continuar andando e me encheu a cabeça de ideias. Que alegria!!!
Pois é, é dessa alegria instantânea que estou me referindo. Aí fiquei pensando nessas pequenas coisas que fazem a gente acordar, dar um sorriso, mudam o andamento das coisas. Não é aquela tal da felicidade, toda pomposa, é mais um ato revolucionário, quase uma guerrilha interna, um rompante que invade o estado de espírito da gente. Uma música e pá, você é tomada por um bem estar sem explicação. 
Meu pai um dia me mostrou um livro de uma amiga que era simplesmente uma listagem de coisas que deixavam ela feliz. Um livro inteiro, cheio de coisas bacanas, algumas poéticas, algumas bem mondanas. Aí comecei a tentar fazer a minha grande lista de pequenas alegrias. Mas o meu desafio foi tentar sair do óbvio. Claro que um belo pôr do sol, um nascer de lua cheia e um arco-íris são motivos de alegrias, mas não são só meus, são universais (se você é da raça humana, tem que concordar que essas coisas são legais, por favor!). Queria tentar achar coisas muito peculiares e muito pessoais que disparam esse gatilho em mim. Não foi fácil. Ainda estou tentando reunir essas emoções num livrinho bem pequenininho que anda comigo na bolsa pro caso de eu tropicar numa dessas maravilhas.
Então o desafio de hoje é esse. Listar 10 coisas, ações, sei lá o que que te pegam de jeito (sem segundas intenções, rs). Quem se habilita????

8 comentários:

  1. Cheiro de grama cortada.
    Filho gritando: -Mãe cheguei!
    Telefonema de amigo que mora longe.
    Jantar na casa da mãe com todos os irmãos reunidos.
    Gargalhadas entre amigos.
    Segredos guardados.
    Cachorro dormindo ao pé da cama.
    Dias preguiçosos ao sol.
    Máscara de lama.
    Passar o domingo todo na cama bem acompanhada.
    Cheiro de pão.
    Ter tesão. ( na vida, nas pessoas, nas coisas.)
    bjo Loira!

    ResponderExcluir
  2. Crer em D'us
    Sentir frio...muito frio...
    Ouvir música que inspira...
    Cozinhar em fogão a lenha...
    Tomar vinho...tinto...
    Ouvir palavras de afirmação...
    Mudar...e marcar cada mudança com um rito de passagem...
    Tocar um instrumento...ou mais...
    Escrever...
    Conhecer meus limites...e não ligar nem um pouco pra eles...

    ResponderExcluir
  3. Acordar o filho e sentir aquele cheiro que dá um nó no peito que só mãe sente...
    Ouvir a música " À sombra de um Jatobá"...
    Ver um projeto suado realizado...
    Sentar no sofá e descansar...
    Assistir a um bom filme no cinema...
    Ter tempo de tocar violão...
    Ver a neve cair novamente em Curitiba, mesmo que por 5 minutos...
    Rir entre amigos. Ter amigos pra rir...
    Descer uma montanha de ski e chegar sã e salva...
    Cantar no chuveiro...
    Ver um novo blog de uma amiga... Orgulho!!!

    ResponderExcluir
  4. 1- Vencer a preguiça e praticar yoga às 7:30h, em dias de frio
    2- Comer um sonho de valsa no meio da tarde
    3- Chegar em casa, à noite, cansada e sentir cheirinho de comida boa - que o marido preparou!
    4- Deixar a água quente do chuveiro escorrer nas costas
    5- Preparar panquecas com as filhas, num domingo de manhã (e se tiver maple este vale por 2!)
    6- Assistir "Bonequinha de Luxo" ou "Ammelie Poulain", mais uma vez!
    7- Caminhadas longas em praias tranquilas - sozinha!
    8 - Abrir os olhos e se espreguiçar no dia em que começam as férias - e vai ter viagem!
    9 - Arrumar a mesa, com velas e flores pra receber amigos em casa - e ficar em volta desta mesa por horas
    10 - Ouvir as filhas, desde que começaram a falar (e isso foi cedo) e ainda dizerem "te amo, mãe", assim do nada.

    ResponderExcluir
  5. 0-descobrir que listar 10 é pouco...
    1-uma boa ideia!
    2-não fazer nada quando tem um monte de coisa pra fazer
    3-ouvir minha filha cantar
    4-a temperatura do meu filho
    5-vê-los no sofá da casa dos avós
    6-taça de vinho tinto sexta a noite
    7-o sábado de manhã da minha casa
    8-andar na comendador até a XV
    9-o projeto que deixou a vida entrar ...(pela porta da frente)
    10-boas surpresas !!! (como o blog ou quem sabe (?) o lançamento do novo livro da minha velha amiga jornalista e escritora ilana lerner
    10,5- rir sempre !

    ResponderExcluir
  6. Ontem depois de ler teu texto, aceitei o desafio e parei pra prestar atenção ao que me da essa alegria que você descreve. Descobri que muitaaa coisa me traz a felicidade. No entanto, percebi que o mais importante pra que essas pequenas coisas nos toquem é estar receptiva a elas. Me dei conta disso ao ficar de cama com febre, por um sei la o que me deu, ontem o dia todo.

    ResponderExcluir
  7. São incontáveis os momentos felizes que tropeçamos pela vida, mas é o nosso estado de espírito, o nosso "time", a nossa alma atenta pra dar importância as "pequenas grandes coisas". Que Deus nos mantenha ligadas as alegrias que nos surpreendem sempre. Particularmente, a inesperada, aquela que te faz sorrir com a alma, que por um instante faz teus olhos brilharem diferente, São as mais divertidas.
    Drumonnd, diz que "a vida necessita de pausas..." Essas pequenas alegrias são nossas pausas: ler teu blog, agora, me trouxe um sorriso feliz. Obrigada! Parabéns, adorei estar aqui. Bjs Lylica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylica querida! Alegria é um abraço na papelaria, uma polenta na casinha, uma tarde de risadas vendo o por do sol mais lindo da Penha! Que sejam muitos!!!! bjs

      Excluir