quinta-feira, 29 de agosto de 2013

As cartas não mentem

Tem aquela placa: jogo cartas. No meu caso deveria ser: guardo cartas. Pois é, mais uma "peculiaridade" a meu respeito. Aliás, sou quase uma daquelas acumuladoras compulsivas, rs! Guardo um monte de coisas, só que tudo organizadinho, em caixas e tal, mas isso e outra história, voltemos as cartas.
Vivi a minha adolescência sem internet e um dos  maiores prazeres que conheci foi ouvir a frase: carta pra você! A emoção e a espera era tanta que às vezes a gente ficava lá na rua esperando o carteiro passar.....
Cartas são mágicas. São pequenos retratos da alma que a gente manda ou recebe de alguém. Um pouquinho do cotidiano,um tantinho de saudade, às vezes uma declaração. Promessas,  tragédias, surpresas, reencontros ou despedidas. Tudo isso numa folha de papel que tem sua própria aventura até chegar na sua mão. E incrível.
Quando estive em Israel por um ano, lá no século passado, a chegada de uma carta era sagrada. Cada uma levava quase dez dias pra chegar, um sofrimento. Meu pai me escreveu todas as semanas, todas mesmo, de onde quer que ele estivesse no mundo.  São cartas lindas em papel timbrado de hotel. Minha mãe sofria mas escrevia, ela preferia falar, mas era por ela que eu sabia das histórias da família. Estão todas aqui comigo, desse lado do oceano, 26 anos depois.
Aliás, se você alguma vez me escreveu algo, pode acreditar, tá aqui. E volta e meia eu volto a me emocionar com as suas palavras quando me dá na telha de abrir todas essas caixas. Cartas, bilhetinhos, cartões de aniversário, de flores....fico perdida nesse mundo de carinho e saudade.
Por isso digo, se você tem algo importante pra dizer pra alguém, ponha no papel. Resista à facilidade de abrir seu laptop e mandar um whatsapp, email, message ou sei lá que aplicativo você usa. Escreva. Tenho certeza que a emoção da mensagem vai ganhar mais sabor. 

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marco! espero te ver mais vezes por aqui! Bj e obrigada1

      Excluir
  2. querida, que lindo isto aqui. Adoro blogs. Fiz o primeiro em 2001, quando descobri que existia este tipo de coisa. E sempre tenho um na ativa.
    Este seu texto me trouxe lembranças deliciosas. Tenho minhas cartas guardadas também. E morro de saudades daquela época em que se escrever uma carta era quase uma cerimônia. Os papéis, envelopes, as canetas, a letra... Tudo tinha um significado. E ler uma carta era um momento mágico.
    Talvez os jovens de hoje sintam isto através dos inúmeras formas de comunicação que existam. Acho que a expectativa seja até parecida. Mas a cerimônia da carta, com certeza, não é.
    Sorte a nossa!
    beijos e parabéns pelo blog.
    jac

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma coisa para te falar. Faz muito tempo... Mas acredite, sou tímida e acabo não falando. Quero seu endereço, pois vou te escrever! E aí vc vai ficar sabendo o que tenho para te falar!!!
    Adorei seu texto sobre cartas! Delícia tua forma de escrever.
    Bjocona

    ResponderExcluir
  5. Adorei teu blog minha amiga querida! Também sou da geração das cartas. Chegava correndo da escola para ver a caixa de correio. Ai que alegria quando ela estava cheia! Cartas de amores distantes, de amigos, da família. A maioria está guardada, mas as mais profundas, não sei bem o por quê, num impulso, eu joguei fora. Acho que era como se eu sumindo com elas, aquelas palavras também fossem embora, mas nunca foram. Ainda hoje lembro com perfeição, porém com a maturidade que os anos me trouxeram, ja não me incomodam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eith querida

      Carta é pura emoção, não é? Até o ato de jogá-las vem carregado com um monte de signifiados. Mas a vida te trara outras tão importantes, com certeza!.
      Bjs

      Excluir
  6. Hahaha!!! Receber cartas, ou qualquer pacote que venha pelo correio, essa era uma das 10 coisas que me fazem feliz... ADORO!!! Receber e enviar. Esses dias, mandei prá uma tia no Rio, 3 linguiças Blumenau, que ela amou tanto, que quase ficou boa da bacia quebrada... :-) Você chegou a ter um "penfriend"? Na minha época era uma delícia, se comunicar com alguém de outro país, em outra língua... Era o máximo!!!!
    Bjbj, e a gente se encontra no mercado, qualquer dia desses...
    Verônica

    ResponderExcluir
  7. Verdade Ilana, crescemos sem esse mundo louco da informática, no século passado como vc costuma citar, era papel e caneta mesmo, ainda lembro que eu fazia coleção de papel de carta e vivia trocando com as amigas, era muito legal! Mandava mais cartas, mais cartões de felicitações e postais.Tenho ainda muitas cartinhas e cartões, no meu caso de filhos e namorado, hoje marido. Tempo que jamais será igual! Aliás deveria voltar, quem sabe os jovens aprenderiam a escrever melhor, o que hoje é raro! Bj e parabéns por nos oferecer essas leituras diárias com gostinho de saudade!

    ResponderExcluir
  8. oi Ilana. super. também escrevi e recebi muitas cartas. lembro da primeira de um grande amigo lá de Jacarezinho. mas, mesmo sendo do século passado, ontem ao abrir minha caixa de email , me senti como se estivesse recebendo uma carta.mas que ansiedade ao abrir a mensagem. que medo. e que decepção também. foi triste. na época das cartas, sabia que quando ela chegava, trazia sempre boas energias e alegrias. você escreve com uma leveza e carinho, fico feliz por você ter descoberto mais esta grande qualidade em você. bjos, cunhada querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris querida!
      obrigada pelo carinho. Estou com muita saudade de voce cunhada. A gente nem se viu nessas ultimas vindas . na próxima vamos marcar algo, sem falta!
      bj

      Excluir
  9. Oi Ilana! puxa, eu tinha escrito um comentário aqui ontem mas a tecnologia não ajudou e acho que ele sumiu. Vai de novo:
    Ilana querida, que bom que não sou a única a guardar cartas, cartões postais, bilhetinhos trocados durante aulas chatas, florzinhas e folhas colhidas em passeios especiais, conchas de uma praia inesquecível... São fragmentos de momentos únicos. AMO cartas que chegam pelo correio, especialmente as escritas à mão... Tecnologia alguma vai substituir isso. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ilana tenho também todas cartas recebidas,cartões,minhas coleções de adesivos e papéis de carta guardados,como é bom ter estas lembranças,e vemos como o mundo da voltas,tenho cartas do pessoal daqui de Curitiba que quando dançava em sp fizemos como um intercâmbio,e hoje estas pessoas são do meu círculo de amigas bjs e bom domingo

    ResponderExcluir