terça-feira, 5 de novembro de 2013

Gente de peso

Gente de peso! Gosto dessa expressão!
Primeiro porque atribui valor positivo ao peso, ultimamente tão condenado, castigado, depredado. Gente de peso é gente de valor, gente com lastro!
Tive a felicidade de conhecer muita gente de peso, aquelas que a gente admira pela história de vida. 
Não tem nada a ver com pessoas, artistas em geral, de quem a gente ama a obra. Pessoas de peso são de outra categoria, a gente  gosta da pessoa, da sua integridade, sua postura de vida.
Gente de peso impõe respeito. Não importa o tamanho delas, a gente sempre vai olhar de baixo para cima. Eles tem grandeza.
E nem sempre a história delas é feita de grandes atos. Conheci muita gente de peso muito simples, que impressionam pela beleza de suas histórias. Gente que transborda integridade. 
Num pais como o nosso, essas pessoas são exaltadas. Infelizmente, as qualidades naturais das pessoas de peso hoje são cada vez mais raras, mais desacreditas, mais ridicularizadas. Valores, respeito, sinceridade? Coisa de gente trouxa!. Quando descobrimos uma dessas pessoas, muitas vezes ela vira notícia de jornal. É o gari que acha dinheiro no lixo e devolve, o pai que paga a quantia roubada pelo filho inconsequente, pessoas que fazem o que acham certo e honrado. 
Ficar perto dessas pessoas de peso é reconfortante, faz a gente acreditar numa série de coisas positivas que parecem que não existem mais. Faz a gente se sentir orgulhoso por simplesmente conhecer essas pessoas. Faz a gente querer ser um pouco como elas. 
Gente de peso. Felizmente tive muitos exemplos desses perto de mim, gente que sem saber, me marcou profundamente simplesmente por serem pessoas que se importavam em fazer as coisas de maneira certa, digna. Dignificavam seus trabalhos, eram gentis com as pessoas, eram justos nas suas decisões, eram sábios em seus conselhos. 
Gente de peso, não emagreçam nunca!



3 comentários:

  1. Ilana,parabéns,você me surpreendeu, adorei teu jeito de escrever de se expressar,simples e gostoso. Me fez viver as tuas historias.Um beijo grande,continue a nos brindar com agradáveis leituras.
    Clara Goldstein,mãe da Ariela Mauer.

    ResponderExcluir