segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Quem foi pra Portugal.....parte I, a familia!

Estive em Portugal no começo do ano com a família inteira. A viagem da família, que reúne meu pai, eu e minha tropa e a tropa da minha irmã que mora fora é sagrada. Acontece todo ano sob o comando do patriarca que tem o voto soberano sobre o destino da bagunça. Não é uma democracia, é um decreto! Os netos às vezes, raras vezes e com muito dengo, conseguem influenciar essa escolha. Porém uma vez decidido, meu pai não revê nem destinos nem programas, a despeito das ruidosas queixas filiais. 
Confesso que quando o destino foi anunciado pelo meu pai, não houve muita animação. Além disso, a viagem seria meio curta: apenas uma semana, queríamos mais. Todo mundo feliz é claro, afinal viajar é a coisa que todos nós mais gostamos de fazer lá em casa. Viajar pra fora então, com primos e tudo mundo, delicia!!!! Mas Portugal ??? Não é o lugar mais glamouroso do planeta, não tem o apelo de Paris, não é verdade ?? Mas, já no época do embarque, não podíamos estar mais animados. Vamos à Terrinha, ó pá!
Portugal foi uma imensa e deliciosa surpresa. Terra mãe, em vários sentidos. Na gente calorosa, atenciosa e simpática, que nos recebeu com carinho e atenção. Na mesa farta e de delicadezas culinárias que nos deixaram encantados. Na história, nossa história, e nas tradições que adoramos mostrar pras crianças. Nas casinhas com seus azulejos e nas ladeiras tão familiares até para nós, curitibanos e nova iorquinos.
Foi a melhor das viagens, primos separados por um continente rindo e brincando juntos em meio a pasteis de nata, sonho para qualquer um!
Talvez Portugal tenha nos ganho pelo estômago. Comemos muito, e bem! E a turma é exigente. Além de um conhecedor de requintes culinários como meu pai, Portugal conseguiu encantar até a minha filha Liana que é aquela criança que não come nada além de macarrão. Pra mim, a viagem a Portugal foi uma celebração ao polvo em todos as suas formas de preparo, inesquecível.
Foi uma semana divertida, com direito a Lisboa, Sintra, Cascais e  Porto. Passeios de trem, bondes, castelos, castelos e mais castelos de verdade, uma novidade na vida das crianças.
E no final da semana voltamos para a antiga colonia portuguesa que nos serve de lar. Voltamos enriquecidos em todos os sentidos. Voltamos de lá encantados, passamos dias agradabilíssimos e olhe que mais da metade deles numa garoa fina de dar dó! Gostar tanto de um lugar mesmo quando se ficou andando na chuva é mérito para poucos destinos. Talvez por não ter esse apelo glamouroso que Portugal seja tão bacana. É na simplicidade que tudo nos cativa. Não tem truque, não tem marketing, não tem embalagem, Portugal é puro conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário