segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A praia é aqui!

Curitiba mudou, o curitibano mais ainda!
Cresci numa cidade sem bermuda e sem regata. Ninguém tinha isso no armário até meados dos anos 80. Essas roupas a gente só usava em Caiobá (e no outro lado do ferry em Guaratuba) e elas ficavam no armário da praia, nunca "subiam".
Nenhum prédio tinha sacada, as janelas eram mínimas. Fachadas fechadas, a parte cega dos edifícios voltadas pra rua, o prédio de lado no terreno. Varanda só nas casas polacas, lindas com seus lambrequins.
E ninguém sabia pra que serviam essas coisas numa cidade como a nossa.
Hoje mudou tudo. Uma volta no verão (sim,  tem que ter a sorte de achá-lo) e a cidade se mostra hoje muito diferente. Descobrimos que os curitibanos tem pernas e braços e pescoços e decotes! As ruas de umas décadas pra cá foram tomadas por bermudas, mini saias, tops e credo, havaianas!
Os curitibanos aprenderam a sair de casa. Um dia de sol e a Pracinha do Gaúcho vira praia, tem ginástica nos parques, as ciclovias ficam cheias. tem maratona, corridas temáticas, passeios ciclísticos, tem piquenique na grama. é lindo de ver!
Não abre um restaurante novo nessa cidade sem uma ampla varanda que é o lugar mais disputado da casa. Mesinhas tomam conta das nossas calçadas com a maior naturalidade, como se tivessem brotado ali.
E tem muito evento, feirinha, quermesse, tudo do lado de fora, tomando as ruas, jardinetes, praças. A fila da Vinada Cultural, no Passeio Público era inacreditável, mais de 5000 pessoas se juntaram pra comer cachorro quente ao sol!
Com certeza viramos gente mais simpática, mais solar. Com certeza estamos descobrindo novas possibilidades de viver na capital mais fria do Brasil. Com certeza nossos filhos já não se sentirão seres de outro planeta nas férias no Rio de Janeiro. Com certeza tudo isso aproxima mais as pessoas, deixa tudo mais alegre, cria uma identidade coletiva, tão importante pra gente se sentir em casa! Bora pra rua, na paz, curtir a cidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário