quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O futuro é logo ali

Se você  é da minha geração, provavelmente  vive entre dois mundos. Por um lado ainda interage muito com o mundo real: fala e näo tecla no telefone, assiste filmes no cinema e nāo no computador, sai pra ver os amigos no bar, nāo no Instagram. Por outro lado, procura ser o mais conectado possível, tem tablet, smartphones e se vira bem nesse ambiente, usa o Facebook com moderação, sabe o que é um aplicativo e até tem um e-reader. A tecnologia margeia a sua vida, não é o centro.
Caro amigo, você e um dinossauro. E nāo é sua culpa, a culpa é toda da tecnologia. Enquanto a gente se vangloria por dominar essa interface plana de telas e teclados, o mundo digital dá passos largos em uma direção completamente nova. As novas máquinas vāo precisar cada vez menos de comandos, elas vāo saber o que a gente precisa com um minimo de intervenção. Um olhar, é o que vai bastar pro seu óculos abrir hyperlinks em realidades virtuais de altíssima qualidade. Aquele filme que pra você é ficção cientifica, é teste de mestrado pra essa molecada que está construindo um mundo completamente novo pra ser explorador em nossos smartphones e tablets.
Tudo é novo, interligado, tudo vai fluir sem esforço, sonho!
O mais legal é que essa mudança já está nos laboratórios, nas incubadoras, nas startups. A gente nāo vai ter que esperar muito. Nossos filhos então, serão naturalmente envolvidos por essa nova realidade. Fui conhecer um desses projetos, saí de lá empolgada. São possibilidades infinitas. O bom uso dessa novas tecnologias vai além das nossas mais vãs filosofias. As aplicações dessa novas realidades são imensas: cirurgias, gestão pública, mobilidade,  cultura, entretenimento, tudo hiperreal.
Mas o mais legal disso tudo é que por trás dessa parafernália toda, por mais futurista que ela seja, está sempre uma pessoa e seus questionamentos. É gente, é idéia, só. Mudou o caminho do pensamento, mudaram os ferramentas de trabalho, mas a pessoa por trás da idéia está lá. O universo que essa garotada trabalha é muito amplo, muito amplo mesmo. Mas a originalidade, num mundo cheio de ctrl c, ctrl v, também é imensa.
Portanto dinossauros, preparem-se. Tem muita coisa interesante pra ver e aprender nesse mundo novo. E pra nossa sorte, vai ser tudo sem consoles e controles, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário