segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lorena

Hoje e dia da Lore!
Me desculpe quem não conheceu a Lorena mas hoje o texto é pra ela.
Conheci a Lore a vida inteira, desde o maternal, mas foi numa viagem, a gente com treze quatorze anos, que a amizade explodiu. Isso mesmo, foi como fogos de artifícios. A gente se achou nesse mundo tão complicado da adolescência. Quem teve quinze anos sabe do que estou falando. De repente você acha uma pessoa que vira o seu tudo. É pra ela que você conta suas histórias, chora suas mágoas, divide o último pedaço do bolo que você mais gosta, da as melhores risadas, conta seus segredos, troca suas roupas, ouve suas queixas, escuta seus concelhos pede sua aprovação, mostra seu verdadeiro eu. Espero muito que você tenha tido uma Lorena na sua vida.
A gente era um grude total por mais de quatro anos. Saía do colégio, chegava em casa e já ligava uma pra outra. Quarenta e cinco minutos fáceis de se gastar, a irmã gritando na extensão, desliga logo! Nos finais de semana a Lore vinha pra minha casa na sexta e só saía, muito a contragosto, no domingo. Essas noites eu guardo como um tesouro no lugar mais sagrado. Consigo ver a gente rindo e conversando até o sol raiar. Lembro da cara dela quando tinha algo especial pra dizer. Pura emoção. E a gente andava de expresso, cruzava a cidade pra ir de casa em casa. Os lanches na copa da casa dela antes de ir pro movimento juvenil, palco maior dessa amizade. Muitas histórias, muitos lugares que até hoje me levam direto pra essa saudade.
Tive sempre a sensação que tinha prioridade sobre ela nessa época, era a MINHA melhor amigo e tinha um ciúmes imenso dela. Mas acho que o dom maior da Lore era fazer todo mundo se sentir único, especial, próximo. Ela era muito amiga de todo mundo, sabia acomodar todo mundo, dava atenção pra todo mundo.
Quando falo da Lorena geralmente acabo falando muito de mim. Acho que é porque ela deixou muitas marcas e eu carrego muito dela comigo. Talvez porque a gente fosse quase uma pessoa só, a loira e a morena; a atleta e a bailarina; a sentimental e a racional; a sensata e a carente. E às vezes a gente trocava muito de papel nessa amizade tão próxima.
Hoje vejo meus filhos nessa idade e fico procurando as Lorenas deles. Fico esperando ver a cumplicidade, a confiança cega e o amor que essas amizades trazem consigo. Desejo muito isso pra eles.
Perdi a minha Lore muito cedo. Cedo que dói. Porém as memórias e esse amor imenso eu não troco por nada, só por ter ela de volta!

8 comentários:

  1. Isso ninguem substitute. Mas o que vale é pensar o que você viveu, ainda que cedo tenha acabado. Muitos sequer sabem o que isso significa. Eu vivi essa amizade de certa forma, só que era um "Loreno", rs. Amigo pra todas as horas. Também acabou cedo, porém o motivo foi outro. Ele não queria ser apenas amigo. Meu mundo desabou. Sem meu amigo e com um sentimento de culpa terrível por não corresponder e faze-lo sofrer. Como tudo na vida... passou. Sou feliz por ter vivido tal amizade. Não tenho visto isto na vida de meus filhos. Também espero que aconteça!Que tal você escrever sobre amizade homem-mulher? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keith querida. Amigos são eternos, os que tivemos e os que ainda temos. beijo grande!

      Excluir
  2. É Ilana acho que todos nós tivemos uma Lorena , aquela que ficou aqui guardada, num lugarzinho especial em nossos corações! Tbm tive a minha, vi meus filhos terem as deles!
    Mesmo que o tempo passe , muito tempo mesmo, jamais esqueceremos as nossas Lorenas!

    ResponderExcluir
  3. Eu Tive minha "Lore". Ainda me pego a correr para o telefone querendo contar uma grande novidade ou pedir um conselho. E paro não acreditando que o tempo está passando e ela é ainda tão presente em minha vida. Fiquei tão só. Um espaço que não consigo preencher. Ninguém cabe! Este texto parece ter saído das minhas lembranças mais preciosas. Minha "Lore" (Có), é minha amiga para sempre. E para sempre não tem fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arais
      Que lindo que você também teve a sua Có. Essa ausência é uma dor que com o tempo passa a ser uma doce lembrança. E concordo com você, para sempre não tem fim! Beijo grande

      Excluir
  4. Lindo ver como ela habita nos corações de quem conviveu com ela, mesmo tendo uma vida tão breve...foi uma estrela cadente, né?
    As vezes eu acho que ela era muito boa prá este mundo...
    Tenho dela lembranças infantis,mesmo porque eu era uma criança. Mas até hoje falam da minha irmã,e muitas amigas dela me recebem com carinho longe da minha casa.
    Obrigada Ilana:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila
      A Lore foi muito especial pra todos nós. Tenho muitas lembranças dela com você, quando você ficava conosco, tão pequenininha, brincando com o meu cabelo.....Realmente foi uma estrela! Espero que você lembre sempre do carinho dela por você, que era enorme! Tenho certeza que ela iria adorar ver a pessoa especial que voce é! bjs

      Excluir