domingo, 29 de setembro de 2013

Segredos da cidade

Adoro andar por ai. Ando quase todo dia, é o meu exercício preferido. Se o tempo ajuda, lá vou eu pra ciclovia e ando pelo memos uma horinha. Nada de esteiras, gosto do vento, gosto de ver gente, do movimento da rua. 
Ultimamente, nos finals de semana, tenho ido um pouco além. As caminhadas estão aumentando. Adoro sair por aí e andar 10, 12 quilometros. Esses dias cheguei a 15. Cruzei a cidade, literalmente, do Cabral até o Pequeno Cotolengo. Andei a Sete de Setembro inteirinha.
Não tem jeito melhor de conhecer a cidade.  Voce vê cada cantinho, o jasmim em flor da casa da esquina, uma escultura na casa do lado, o gatinho na janela. A fachada descascada, o prédio novo. Um graffiti lindo, a pichação criminosa. Se você andar por uma rua no sentido contrário ao que anda de carro então, descobre uma rua nova. Muda toda a perspectiva, você descobre uma arquitetura que nunca tinha reparado, a casinha antiga super conservada, os últimos lambrequins. 
Além dessa coisa física, voce descobre a alma da cidade também. Descobre a velhinha que tem 50 gatos. Descobre o senhor cuidando da roseira. Descobre as mães levando seus filhos pra escola de carro, de bicicleta ou esperando a lotação. Descobre quem faz exercício com você, quem caminha, quem corre. Descobre as amigas que andam juntas, descobre o pai ensinando a filha a andar de bicicleta. Quem tá apressado pra ir trabalhar,  quem tá só de bobeira, passeando. Vê familias inteiras no parque, vê gente sozinha. O passeio do cachorro, quem dá pão pros passarinhos. Quem comprimenta, quem passa directo. Quem ta consertando a casa, quem tá lavando a calçada. Quem tá verdendo docinho, vassouras, pano de prato de casa em casa.
Andar po aí é uma delicia, uma aventura, você se sente um explorador que descobre pequenos segredos. É como se só você conhecesse essa cidade, como se todos esses detalhes fossem só seus. Large o carro, se perca por aí, você vai achar um mundo novo nessa cidade que vocē pensa conhecer tão bem!

2 comentários:

  1. Pois é...te encontrei na Saldanha numa dessas caminhadas, só não parei pra te cumprimentar porque percebi que vc estava com passos bem decididos.
    Também gosto de caminhar pela cidade, de ver a vida na rua...
    Então...boa caminhada pra você. abração. Joel.

    ResponderExcluir
  2. Joel,
    Bem isso, estava meio atrasada aquele dia, indo fazer a matrícula do filho num novo colégio, preocupada!!!!
    Na próxima caminhamos juntos!
    Abração

    ResponderExcluir